Sejam Bem vindos!

Sejam Bem vindos!

domingo, 3 de abril de 2011

Educação e comunicação... passado e presente

Na década de 70 as escolas tinham funcionamento semelhante ao de uma empresa comercial ou indústria, os resultados pretendidos eram específicos, eram estabelecidos métodos precisos para obtenção dos resultados e os objetivos da educação nesta época eram baseados nas habilidades necessárias para exercer ocupações profissionais adultas.
Nesta época uma minoria tinha acesso a cursos superiores.
As formas de comunicação no Brasil eram muito restritas por causa da ditadura militar, tudo era muito controlado, censurado.
As principais formas de comunicação eram: cartas, telefone, televisão, rádio e a própria música que muitas vezes traziam em suas letras repúdio ao que estava acontecendo na época.

Atualmente as formas de comunicação sofreram grandes transformações, além das formas existentes na década de 70 que acabaram evoluindo, muitas outras foram criadas ou passaram a fazer parte da nossa realidade, o computador, a internet, o telefone celular fazem parte do dia-a-dia da maioria dos indivíduos desta geração.
O acesso à informação em apenas “um click” em qualquer lugar. As cartas foram substituídas por e-mails, torpedos sms, a comunicação ocorre em tempo real através de sites de relacionamentos, blogs, chats, etc...
A educação hoje apresenta avanços significativos, maior número de indivíduos cursando nível superior, impulsionados talvez, pela concorrência profissional.
Se pensarmos nas escolas públicas ainda deficitárias em sua maioria, ainda não conseguem dar conta de certos aspetos da aprendizagem.
Hoje a busca pelo conhecimento está em constante crescimento, existem EJAs (Educação de Jovens e Adultos- antigo supletivo), cursos e escolas EAD (Educação a distancia)...
Nossas escolas particulares que possuem maiores recursos financeiros, já utilizam ferramentas tecnológicas para auxiliar seus alunos na construção do conhecimento.
Já as escolas públicas ainda estão num processo lento, mas em muitas destas, da rede municipal de Canoas foram implantadas salas de recursos e laboratórios de informática.
A educação inclusiva em Canoas também anda a passos lentos, muitos professores e profissionais da escola são contrários à educação inclusiva, é preciso além de preparar estes profissionais, preparar também a sociedade para esta nova realidade.

2 comentários:

  1. Olá Juliana, o teu texto fala muito bem sobre as formas de comunicação, tu escreve com uma linguagem de fácil interpretação, o que para mim, e certamente pra muitas colegas é fundamental, além disso tu mostra a realidade que te cerca. Adorei o vídeo sobre Educação no Campo e a ênfase que tu faz à Educação Especial. O teu Blog ficou muito bonito e criativo! Parabéns, Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Juliana!
    Sou Pama, professora/pesquisadora responsável pelo pólo de vcs do curso de Educampo. Me chamou atenção teu bolg e a relação que fazes do curso com a Educação Especial. Sou educadora especial e a favor da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino comum. Que bom encontrar mais uma parceira nesse ideal. Forte abraço, Pama.

    ResponderExcluir